segunda-feira, 12 de abril de 2010

Trabalho de projecto: O Futebol

O futebol
História
O futebol começou a ser praticado como hoje o conhecemos na Grã-Bretanha no século XIX. Em 1863 em Londres o desenvolvimento do futebol chegou ao ponto mais alto com a separação definitiva do rugby do futebol.
Antes de 1863 já havia alguns jogos parecidos com o futebol. Na China algures entre os séculos II e III fazia-se um exercício de educação física chamado “Tsu Chu” que consistia em chutar uma bola de couro para uma rede colocada entre 2 paus de bambu. Na Grécia o futebol chamava-se “Episkyros” e em Roma chamava-se “Harpastum”. Foram os Romanos que levaram o futebol para Inglaterra no século VIII.

O jogo
O objectivo do futebol é marcar mais golos do que a equipa adversária.
O jogo é composto por duas partes de 45 minutos cada.
Todos os jogos são disputados por duas equipas compostas, cada uma, de 11 jogadores no máximo.

Os jogadores
As funções dos jogadores são diferentes:
- o guarda-redes tem de proteger a baliza ;
- os defesas ( defesas laterais, defesas centrais e libero ): são a linha imediatamente a seguir ao guarda-redes;
- o médio ala, o médio centro , o médio defensivo ou trinco têm de passar a bola aos avançados;
- os avançados (extremos, avançados e pontas de lança ) têm de marcar golos.

O equipamento
O equipamento dos jogadores tem de ter a mesma cor. É composto por camisola ou camisa, calções, meias, caneleiras e chuteiras. O guarda-redes deve usar um equipamento de cor que o distinga dos outros jogadores e do árbitro.


O terreno
O terreno deve ser rectangular. O comprimento das linhas laterais deve ser superior ao das linhas de baliza. Nos jogos nacionais o comprimento mínimo do campo é 90 m e o máximo é 120m. A largura mínima do campo é 45 m e a máxima 90 m.

A equipa de arbitragem
O árbitro é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e intervir sempre que uma regra é violada. A partida de futebol também conta com mais dois árbitros assistentes também conhecidos como bandeirinhas, e com um quarto árbitro (ou árbitro de reserva ).


Cristian, 5ºF


Sem comentários: