quinta-feira, 17 de junho de 2010

Descrição de uma imagem e construção de uma narrativa a partir da imagem


Esta imagem representa um momento que decorre à noite. Nela aparecem quatro pessoas: dois homens e duas mulheres.
No fundo da imagem está um homem sentado a tocar viola. Ele tem uma camisola branca, um casaco e umas calças pretas. Traz umas botas cinzentas calçadas. Ele está a tocar viola para as outras pessoas. Ao seu lado, está uma mulher com a mão em cima do seu ombro. Ela traz uma camisa branca, uma saia cinza até ao chão e um avental verde e roxo. Os seus sapatos são cor-de-rosa. Ela traz uns brincos grandes e amarelos e verde. Tem os lábios pintados de vermelho e tem os olhos castanhos.
Na parte da frente desta imagem, estão uma mulher e um homem a dançar à volta de uma fogueira. A mulher tem um vestido vermelho, um avental amarelo e castanho e uns sapatos de salto alto de madeira azuis. Ela tem três pulseiras em cada braço e uns brincos grandes de três cores (vermelho, azul e amarelo). O seu cabelo é longo e tem uma pequena madeixa de cor creme. Os seus olhos são verdes e ela tem os lábios pintados de vermelho. O homem da frente tem uma camisa branca, umas calças pretas, um chapéu preto e os seus sapatos são parecidos com os do homem descrito anteriormente. Ele tem um bigode bem desenhado e traz um fio de ouro ao pescoço.


Um estranho desaparecimento


Numa noite agradável, à luz do luar e de uma fogueira, estavam dois casais a passar o tempo, dançando e cantando alegremente.
O casal Tavares, a Dona Dulcina e o Sr. Joaquim, estavam um pouco afastados da fogueira. Ele estava sentado a tocar viola e trazia uma camisola branca, umas calças pretas e um casaco preto. Ao seu lado, estava a sua mulher com a mão em cima do seu ombro. Ela trazia uma camisa branca, uma saia cinza e um avental verde e roxo.
Junto da fogueira, dançando, estava o casal Fernandes, a Dona Evânia e o Sr. Kevin. Ela trazia um vestido vermelho, um avental amarelo e castanho e uns sapatos de salto alto de madeira. O seu cabelo comprido acompanhava a sua dança. O Sr. Kelvin seguia os movimentos da sua amada com um ar alegre, sublinhado pelo seu bigode bem desenhado.
Pouco passava da meia-noite, quando, de repente, este momento de alegre convívio foi interrompido pela chegada de uma nave de Extra Terrestes, cheia de criaturas estranhas.
Aterrorizados, pararam imediatamente de dançar e de cantar, ficando paralisados à espera do que iria sair daquele disco voador.
Foi então que, poucos minutos depois, viram aparecer à sua volta vários ET’s muito verdes e assustadores. Tinham uns olhos enormes e vermelhos. No centro da testa tinham um corno em forma de antena.
- Que é isto? Et`s e naves espaciais! Estamos num filme de ficção científica, ou quê?
Nesse mesmo instante, apareceu o capitão que os cumprimentou, dizendo:
- Saudações extra-terrestres!
Em seguida, e sem esperar pela resposta dos quatro terrestres, ordenou aos seus tropas ET’s que fizessem duas filas paralelas com os humanos no meio, tornando-os assim seus reféns.
Os ET’s entraram no disco voador e partiram, levando consigo os dois casais para os estudar e analisar.
No dia que seguiu o seu desaparecimento, as famílias procuraram-nos desesperadamente mas não encontraram nada. Apenas viram pegadas… Umas pegadas estranhas...
Desde então, corre o rumor de que o seu desaparecimento foi obra do demónio e ninguém frequenta aquele lugar.

José Mendes, 10.ºJMF

Sem comentários: