terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Apresentação da obra Vai Aonde te Leva o Coração, de Susanna Tamaro


Este livro é formado por um conjunto de cartas que uma avó, chamada Olga, escreve à sua neta. A avó Olga dizia que as culpas dos pais recaem sobre os filhos, as dos avós recaem sobre os netos, as dos bisavós recaem sobre os bisnetos. A avó Olga cometeu um erro que era não conseguir gostar de si, porque ela era fraca, frágil, fácil de dominar. No tempo da avó Olga, a inteligência era um dote bastante negativo para uma mulher que quisesse casar.
A avó Olga não tinha a certeza se gostava do marido. Mas ela não se separava do Augusto, porque naquela altura não havia nem separação, nem divórcio, tinha de haver graves maus-tratos, ou era preciso ter-se um temperamento rebelde. A avó Olga apaixonou-se por outro homem: Ernesto. Ela sentia um verdadeiro amor pelo Ernesto. Desse amor nasceu uma filha chamada Ilaria. O Augusto ficou contente porque ele pensava que era o pai.
O avó Olga e a filha tinham uma má relação, porque a avó Olga não teve amor dos pais e por isso não soube dar amor à sua filha.
Quando a avó Olga contou à filha que o Augusto não era o seu pai, nesse mesmo dia a Ilaria teve um acidente de carro e morreu. O pai, que era o Ernesto, também tinha morrido num acidente de viação.
Diana Vaz, 10º ProOur

Sem comentários: