sexta-feira, 24 de junho de 2011

Museu Colecção Berardo

O Museu Colecção Berardo fica no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Foi inaugurado no dia 25 de Agosto de 2007. Trata-se de um museu de Arte Moderna e Contemporânea, onde estão expostas oitocentas e sessenta e duas obras do empresário milionário Joe Berardo.
Para além desta exposição permanente, existe um espaço para exposições temporárias.
Joe Berardo nasceu no dia 4 de julho de 1940, na Ilha da Madeira, no Funchal. É um conhecido empresário português e um grande coleccionador de obras de arte que viveu durante muitos anos na África do Sul. Desde menino que Joe Berardo juntava selos, caixas de fósforos e postais de navios que atracavam na sua ilha. À medida que foi crescendo e enriquecendo foi comprando e criando uma das maiores colecções de arte moderna e contemporânea privada.
As obras expostas no Museu Colecção Berardo datam do século XX e início do século XXI. Elas são representativas da arte europeia e americana desta época e de movimentos artísticos como o Surrealismo, Pop Art, Hiper-realismo, Arte minimalista e Arte conceptual.
Neste espaço, podemos ver obras de vários artistas: Marcel Duchamp, Mário Césariny, Joan Miró René Magritte, Pablo Picasso, Salvador Dali, Andy Warhol, Paula Rego, Júlio Pomar e Fernanda Fragateiro.

Elisabete Silva, 6.ºE

Sem comentários: