domingo, 14 de março de 2010

Entrevista a João Pereira – Fundador da Associação Djunta Mo – Raiz de Cabo-Verde

1. Por que é que o grupo se chama raiz de Cabo Verde?

O grupo chama-se raiz de Cabo-Verde porque mais de 90% dos membros são cabo-verdianos.

2. Quando é que se formou o grupo “Raiz de Cabo-Verde”?

O grupo foi formado a 15 de Junho de 2002, a associação só foi constituída em 2009 com o nome de “Djunta mo” – Associação Raiz de Cabo-Verde. Constituíram-se como associação para se legalizarem e receberem benefícios, apoios. Continuam a fazer o mesmo que faziam antes de serem uma associação porque os apoios não são muitos: a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dá-lhes o espaço para actuarem, a Junta de Freguesia de Vialonga apoia-os, por vezes, com 100€.

3. Quem formou o grupo “Raiz de Cabo-Verde”?

O grupo foi formado por João Pereira e por Maria José Veiga. Tiveram esta ideia, iniciativa porque já tinham um grupo idêntico em Cabo-verde, na Ilha de Santiago.
4. O grupo é constituído por quantos membros?

O grupo é constituído por 45/50 membros que participam nas várias actividades da associação. Esta também tem sócios.

5. Quais são os objectivos do grupo?

O grupo tem como objectivos reunir os jovens caboverdianos para estarem juntos, discutirem os temas da actualidade, darem continuidade e divulgarem a cultura cabo-verdiana na comunidade. O grupo começou por se reunir na Igreja de Vialonga e aí discutiam os temas actuais e animavam a missa. De grupo fechado passaram a grupo mais aberto onde desenvolveram várias actividades como teatro, dança, música e batuque para os jovens que quisessem participar.
Animaram a festa de Santa Catarina e de Santo André com uma missa, procissão, fizeram um almoço para a comunidade e realizaram uma festa no Pavilhão Gimnodesportivo com vários artistas.
Fizeram uma peça de teatro chamada “Nha fia”, sem qualquer apoio, teve 24000 mil visitantes e gravaram-na em DVD. Para o ano de 2010 têm como objectivo ir a Cabo-Verde, de 1 a 15 de Setembro, no entanto, faltam os apoios.
6. Quem faz as coreografias do grupo?

As coreografias e ensaios da dança, batuque e música são feitas pela Solange, Marlene, Dulcelena e Dani.

7. O vosso repertório de danças é típico de Cabo-Verde ou são criadas?
O repertório de danças é típico de Cabo-Verde, procuram seguir a tradição das danças e também do vestuário: blusa fechada e saia até ao joelho.
Dançam Funaná, com uma música mais mexida, com vários instrumentos como o acordeão, os ferrinhos e a gaita. É uma dança que pode ser dançada a pares ou individualmente.
O batuque é constituído por uma música feita pelas mulheres, precursão, uma vocalista que canta e as outras respondem. O batuque pode ser lento ou mais rápido.

8. Quem organiza as actuações do grupo?

As actuações do grupo são organizadas por cada responsável de actividade, teatro, dança, batuque e música. João Pereira, o fundador, é responsável pelo teatro, Solange, Marlene e Verónica ensaiam a dança, o batuque está a cargo de Dulcelena e a música é ensaiada por Dani.
O Vice-Presidente, Sandro Veiga, está encarregue dos vários contactos e do envio de cartas.
Entrevista realizada por Flávio Gonçalves 5ºE, Vladimiro Ribeiro 5ºE e Filipe Van-Dúnem, 7ºITratamento de informação realizado por Carla Pereira, 7ºI e Keila Lopes, 7ºE

Sem comentários: