domingo, 14 de março de 2010

Resumo de notícias sobre a Poluição dos rios

Poluição no rio Tejo

No dia 9 de Setembro, Samuel Infante, representante da Quercus, esteve no rio Tejo, nas Portas de Ródão (nos concelhos de Vila Velha de Ródão e de Nisa) e viu a poluição causada por uma grande mancha de algas e pela redução do caudal.
O aumento da temperatura, a poluição vinda de Espanha, dos esgotos, da agricultura e a falta de chuva são as causas desta situação. Samuel Infante acrescenta que quando há muita água a poluição é diluída, mas como agora há pouca água a poluição está concentrada. «A Quercus referiu uma das medidas para resolver este problema de “enverdecimento” do rio Tejo: a colocação de redes dentro do rio para recolher a azola mecanicamente.

Aterro ilegal no rio Trancão


A Câmara Municipal de Loures cancelou o aterro ilegal da Transai, na margem esquerda do rio Trancão, no dia 5 de Junho. A câmara embargou o aterro porque aumentava o perigo de cheias em Sacavém uma vez que as terras isolam o solo e aumentam a pressão das águas.
O aterro foi embargado e a câmara começou a investigar a Transai, de seguida, esta empresa vai apresentar os argumentos em sua defesa.
Por último, se a empresa for culpada, a câmara talvez a obrigue a fazer a limpeza dos terrenos.


Mário Pamente – 7ºC

Sem comentários: