domingo, 14 de março de 2010

Trabalho de Projecto - A poluição

Poluição do solo

A poluição do solo é causada pelos lixos que nós deixamos na rua, no jardim, na cidade ou na mata quando fazemos piqueniques. Polui-se o solo quando se deixam resíduos (detritos/restos) em lixeiras a céu aberto. Este lixo pode contaminar o solo, não se podendo produzir ou plantar nada. O solo fica estéril, improdutivo.

Poluição da água

A água pode ser contaminada de muitas maneiras, por exemplo, por acumulação dos lixos e detritos junto das fontes ou pelos esgotos domésticos e industriais que as cidades lançam nos rios e nos mares.

Poluição do ar

Existem várias causas que originam a contaminação do ar:
- o fumo que sai das chaminés das fábricas;
- o fumo (dióxido de carbono) que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte;
A poluição do ar estraga ou prejudica as plantações e os animais também podem ficar doentes.

Poluição luminosa

A poluição luminosa é provocada pelo desperdício (gasto sem regra) da luz nocturna. Numa cidade, à noite, o céu parece menos estrelado do que numa aldeia e isso deve-se à iluminação artificial.

O que é a desflorestação?

A desflorestação é o desaparecimento das florestas por causa da mão do Homem. Ele destrói as florestas para ter espaço para o trabalho agrícola, para obter madeira, fazer papel, móveis, entre outras coisas.

Quais são as consequências da desflorestação?

Uma das consequências da desflorestação é o aumento da poluição atmosférica ou aquecimento global. Se cortarmos as árvores ficamos sem oxigénio o que faz com que aumente o dióxido de carbono e que o ar que respiramos fique poluído.
A desflorestação faz com que a biodiversidade de uma região comece a desaparecer. A biodiversidade é a diversidade das várias espécies de animais e plantas que existem na natureza.



Luzilete Gomes – 7ºH

Sem comentários: